Competências
CRAS – Institucional
O que é o CRAS - Centro de Referência da Assistência Social?
O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias.
O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais de Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios,
materializando a política de assistência social.
Como atua o CRAS?
O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitosocioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuário da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial. Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura físiclocal, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seterritório de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência.
Nesse sentido, destacam-se como principais atuações do CRAS:
• Prestar serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seumembros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviçodas outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivêncifamiliar e comunitária;
• Articula e fortalece a rede de Proteção Social Básica local;
• Previne as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade sociaapoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acesseseus direitos de cidadania.
Qual a importância do CRAS para a proteção social e para as famílias?
É por meio do CRAS que a proteção social da assistência social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais intra-urbanas e a importância presença de políticas sociais para reduzir essas desigualdades, pois previnem situações de vulnerabilidade e riscsocial, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nessas localidades. Ao estabelecer o PAIF como prioridade dentre os demais serviços, programas e projetos dproteção social básica, que tem como principal foco de ação o trabalho com famílias, bem como aterritorializar sua esfera de atuação, o CRAS assume como fatores identitários dois grandes pilares dSUAS: a matricialidade sociofamiliar e a territorialização.